domingo, 27 de janeiro de 2008

O VASCO CONTRA O RACISMO


Há uns poucos opositores - e historicamente não há novidade, eles apenas se repetem -que insistem na tese revanchista de esvaziar a mais importante vitória social do futebol brasileiro, que foi a democratização do futebol brasileiro, aberto a negros e suburbanos, pelo Club de Regatas Vasco da Gama, o primeiro clube de futebol anti-elitismo do país.

Segue, abaixo, um documento histórico, publicado no site do jornal Lance! em 20 de novembro (dia nacional da consciência negra) de 2007, lembrando o primeiro grande passo do Vasco da Gama para assinar a alforria desportiva no futebol. É a carta assinada pelo presidente do Vasco, comunicando à federação que não dispensaria seus jogadores negros, desligando-se, então, da entidade.

O time campeão de 1923, com negros e mestiços, suscitou a ira racista de Flamengo, Fluminense e Botafogo contra o Vasco

Ofício de 1924


Rio de Janeiro, 7 de abril de 1924.


Ofício no. 261
Exmo. Sr. Arnaldo Guinle, M.D. presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos.


As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, colocam o Club de Regatas Vasco da Gama em tal situação de inferioridade que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.


Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma como será exercido o direito de discussão e voto, e as futuras classificações, obriga-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.


Quanto a condição de eliminarmos doze (12) jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama, não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos con-sócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.


Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se a AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923.


São esses doze jogadores jovens quase todos brasileiros no começo de sua carreira, e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu nem sob o pavilhão que eles com tanta galhardia cobriram de glórias.


Nestes termos, sentimos ter de comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.

Queira V. Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever de V. Exa. Att. Obrigado.



Dr. José Augusto Prestes
Presidente



Nenhum comentário: